
Apesar de alguns estudiosos considerarem que uma boa leitura pode proporcionar tal imersão, temos que levar em conta que fisicamente, sons e imagens não são presentes realmente, além de não ter o poder de mudar no rumo da história que se esta lendo.
Às vezes as pessoas ficam tão ligadas nessa imersão que se esquece de voltar ao real e acreditam de forma assustadora nas imagens criadas com o intuito de trazer lazer e diversão. Como nos jogos de RPG onde os personagens são as pessoas reais que incorporam avatares,
e existe várias ocorrências de que estes jogos viram realidade atingindo algumas pessoas que levam tão a sério que se tiver morte na história ela ocorre na vida real.
e existe várias ocorrências de que estes jogos viram realidade atingindo algumas pessoas que levam tão a sério que se tiver morte na história ela ocorre na vida real.
Os videogames são a prova concreta de como essa imersão nos atingi sem percebermos, quantos numa partida se deslocou ou suou frio diante de uma luta ou partida? E isso nada, mas é do que a presença da imersão no nosso subconsciente.
Nessa imersão os avatares são essenciais já que eles é que criam a magia que nos fazem entrar de cabeça nos jogos, estes avatares podem possuir características pessoais do criador ou possuir seu oposto.
Na discussão na sala sob a presença de avatares nos personagens ficou a discussão de que o ator pode atribuir características próprias a uns personagens, com personalidade já selecionada pelo diretor, deste modo não existiria um avatar.
Mas descordo, pois quando um ator atribuir suas características ao personagem ele lhe da a chance de mudar o rumo da historia de acordo com a aceitação do publico então não deixa de ser considerado um avatar.
Outra discussão foi sob ciborgues, que a partir do momento que você possui algo mecânico no corpo você se torna um. Exemplo disso o Darth Vader e o Robôcop personagens consagrados de filmes de ficção.
Apesar que alguns acreditam que não precisa ter uma ligação interna entre as maquinas como mandar um e-mail. E sinceramente acredito que ciborgues deve haver ligação interna, pois a pessoa necessita daquilo como sobrevivência e se torna parte dela.
Conclui-se que a informática e suas infinitas fontes de saber são interligadas de alguma forma, imersão com avatar que usa os filmes de ficção com ciborgues que fazem parte de nosso cotidiano, que por simples ignorância ou falta de tempo não vemos que realidade e virtual andam de mãos dadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário