terça-feira, 17 de abril de 2007

RPGs


Os jogos RPG são feitos por imersão corporal, se assemelha a um teatro onde existe um guia ou guardião que dita e comanda o conjunto de falas, ações e gestos. Com a interpretação de personagens criados pode ser de ficção ou inventa-se uma historia semelhante ao real.
Os personagens são submetidos a acontecimentos que são modificados de acordo com o que você age, logicamente você possui regras como qualquer outro jogo.
Os RPGs são acompanhados de maior aventura, porque nele você cria a personalidade do seu personagem e pode colocar nele características próprias.
Contudo nem sempre existem pessoas que não sabem jogar, e como o RPG te da a sensação do real, em muitas brincadeiras alguns cedem a ficção e acreditam que sai de um jogo para entrar na realidade.
Exemplo disso são jovens que acabam morrendo ao participarem dos jogos, onde o real e a ficção ultrapassam a capacidade do jogador de diferenciar o que e certo ou errado, o que pode ser feito ou não.
Mas será que é tão difícil na hora do jogo você sair tão fora da sua realidade e não poder distinguir a morte da vida, ou até mesmo feridas que deixam cicatrizes? Ou isso não passa de uma desculpa criada por jovens com distúrbios psicológicos para se safarem da punição?
Sabemos que estes jogos ganharam espaço, e o, mas discutido e jogado hoje é o famoso e polêmico Second Life um simulador da vida real, em um mundo virtual em 3D, aonde os limites de interação vão além da sua criatividade como a capacidade de se criar em tempo real com o mundo seus próprios objetos e negócios personalizando um avatar.
Seja utilizado por muitos como uma forma de distração ou de se conhecer outras pessoas, o second life também se tornou uma forma lucrativa.
Mas isso é uma forma muito assustadora do futuro, pois a convivência com gente de verdade se tornou uma coisa muita escassa, e até que ponto algumas pessoas acham normal essa tecnologia toda interferir tanto assim no pessoal de cada um. Esta ai uma resposta que só o futuro bem próximo ira nos responder.

Nenhum comentário: